14/04/2024

Sertanopolis News

Nada além da verdade!

Rede estadual inicia programa que intensifica aprendizagem dos estudantes

2 min read

Rede Estadual de Ensino começa período de intensificação da aprendizagem aos estudantes -

Iniciativa, que segue até o último dia letivo de 2022, é voltada tanto aos que precisam de apoio para a superação das dificuldades de aprendizagem quanto aqueles que tiveram bom rendimento e podem aprender ainda mais.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte iniciou nesta semana o programa “Se Liga! É Tempo de Aprender Mais!”, focado na intensificação da aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino. A iniciativa, que segue até o último dia letivo de 2022, é voltada tanto aos que precisam de apoio para a superação das dificuldades de aprendizagem quanto aqueles que tiveram bom rendimento e podem aprender ainda mais.

Nesse período, as aulas são planejadas coletivamente, envolvendo professores, equipe pedagógica e direção, sendo posteriormente apresentadas ao Conselho Escolar, para análise e aprovação. Cabe a cada escola planejar e desenvolver ações pedagógicas propositivas, pontuais e diversificadas, adequadas aos diferentes perfis dos estudantes.

“Temos dois objetivos fundamentais. O primeiro é a retomada dos conteúdos essenciais, fazendo aquela avaliação de como nosso estudante estava no início do ano letivo e como ele se encontra agora. O segundo é o aprofundamento do conhecimento daqueles estudantes que atingiram seus objetivos, fazer com que eles aprendam cada vez mais, independentemente de já terem atingido sua média para aprovação”, explica a chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico da Secretaria da Educação, Eliana Provenci.

Para esse momento de intensificar a aprendizagem, os professores e equipe pedagógica devem selecionar metodologias pertinentes às habilidades a serem desenvolvidas nos componentes curriculares e áreas do conhecimento. Podem explorar atividades práticas e novas estratégias de ensino, que oportunizem, ao mesmo tempo, a aprendizagem e a avaliação.

As atividades podem ser propostas no formato de trabalhos em grupo, atividades orais, seminários, projetos, avaliações escritas, oficinas, entre outras possibilidades, incluindo as plataformas digitais como a Redação e o Inglês Paraná.

A Secretaria da Educação promoveu uma série de webinars no Canal do Professor dando orientações e exemplos de estratégias e ações práticas para serem desenvolvidas nesse período.

Agência Estadual de notícias

Deixe seu comentário
Compartilhe
error: Conteúdo protegido!!