20/07/2024

Sertanopolis News

Nada além da verdade!

Governo amplia vagas dos concursos de cadetes da PM e dos Bombeiros

2 min de leitura

O Governo do Estado pactuou nesta semana uma ampliação de vagas para os cargos de cadete da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Corpo de Bombeiros do Paraná (CBMPR) nos editais que estão em andamento. O documento amplia de 50 para 73 vagas para a PMPR (23 a mais) e de 10 para 20 para o CBMPR (10 a mais). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 23 de agosto.

A seleção será feita através de processo seletivo coordenado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a realização das provas em duas etapas, sendo uma eliminatória e outra classificatória. As Provas de Habilidades Específicas serão realizadas no âmbito das duas instituições.

De acordo com a lei estadual 1.943/1954, que dispõe sobre os critérios de ingresso nas forças de segurança do Paraná, os interessados devem ter no máximo 30 anos no ato de inscrição, ter concluído o ensino médio e regularidade com o serviço militar e o Tribunal Regional Eleitoral.

Os candidatos aprovados permanecerão três anos na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde realizam o Curso de Formação de Oficiais.

Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, a contratação dos novos policiais e bombeiros militares vai ajudar a fortalecer ainda mais a segurança no Estado. “Essa ampliação no número de vagas no efetivo das forças de segurança fortalece ainda mais as instituições”, disse.

ATUAÇÃO – Os oficiais da Polícia Militar do Paraná atuarão no planejamento de ações e operações da corporação, além de desenvolver procedimentos administrativos em gestão operacional de equipes policiais e aplicações de policiamento no âmbito da segurança pública.

Como Oficiais Bombeiros Militares, os profissionais selecionados e formados atuarão no comando, gestão, coordenação e fiscalização do efetivo empregado nas atividades de resgate, salvamento, busca de pessoas e bens, prevenção a incêndio e de Defesa Civil, além de desenvolver atividades relacionados às práticas jurídicas e administrativas da corporação.

Confira os dois editais AQUI.

Deixe seu comentário
Compartilhe
error: Conteúdo protegido!!