27/05/2024

Sertanopolis News

Nada além da verdade!

Sertanópolis está entre os 17 Municípios que irão participar dos Jogos Escolares do Paraná

3 min de leitura

A edição de 70 anos dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) começa nesta sexta-feira (3). Na primeira etapa são mais de 34 mil participantes, somando atletas, dirigentes, árbitros e outros apoiadores, de 190 municípios. Alunos de 673 escolas da rede pública e 155 colégios particulares vão disputar as competições em Jesuítas, Itaperuçu, Renascença/Marmeleiro, Medianeira, Pinhão, Siqueira Campos, Jacarezinho, Ângulo/Atalaia, Pontal do Paraná, Terra Rica, Coronel Vivida, Telêmaco Borba, Palotina, União Vitória e Douradina.

Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, em disputas de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol e xadrez (além de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e golf 7, disputados apenas nas fases finais).

Realizados pela Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, os Jeps crescem a cada edição em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade. Em 2022, os Jeps tiveram mais de 90 mil inscritos, entre alunos-atletas e professores-treinadores, de 395 municípios, um recorde até então. Em 2023, foram mais de 113 mil participantes de 396 municípios.

Márcia Tomadon, coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, afirma que a expectativa é sempre a maior possível. “É uma responsabilidade cada vez maior e um compromisso de fazer um evento de excelência para os nossos atletas e professores do Paraná. A gente deseja sorte para todo mundo e que tenhamos uma grande final em Campo Mourão, no mês de julho, e em agosto, na cidade de Pato Branco”, afirma.

Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, os Jogos Escolares do Paraná são a base da grade esportiva da pasta. “Os Jeps permitem a formação de milhares de crianças dentro de princípios do esporte, como saúde, disciplina, espírito de equipe e superação. Muitos destes jovens  não se tornarão grandes atletas, mas com certeza serão bons cidadãos, protegidos pela educação e pelo esporte, levando aquilo que aprenderam ao longo da vida”, afirma.

Além da educação e esporte, os Jogos Escolares também promovem a inclusão social. As modalidades para alunos com deficiência (ACD) são disputadas de forma simultânea à competição tradicional nas mesmas etapas.

70 ANOS – A primeira edição foi no início dos anos 1950, com o nome Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), realizada apenas em Curitiba. Participaram 52 instituições de ensino, ginasiais e colegiais. Em 1975, já abrangendo o Interior do Estado, a competição passou a ser denominada Jogos Escolares do Paraná.

Confira a programação completa do JEPS para 2024:

1ª FASE REGIONAL – 3 a 8 de maio – Jesuítas, Itaperuçu, Renascença/Marmeleiro, Medianeira, Pinhão, Siqueira Campos, Jacarezinho, Ângulo/Atalaia, Pontal do Paraná, Terra Rica, Coronel Vivida, Telêmaco Borba, Palotina, União Vitória e Douradina

FASE REGIONAL CURITIBA – 9 a 18 de maio

2ª FASE REGIONAL – 17 a 22 de maio – Rio Negro, Jandaia do Sul, Barbosa Ferraz, Capitão Leônidas Marques, Tuneiras do Oeste, Assaí, Nova Esperança do Sudoeste, Boa Esperança, Irati, Jardim Alegre, Quedas do Iguaçu, Santa Cruz Monte Castelo, Sertanópolis, Imbituva, Nova Tebas e Sengés.

FASE MACRORREGIONAL – 11 a 16 de junho – Campo Largo, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Assis Chateaubriand, Astorga, Nova Esperança, Apucarana e Cambará

FASE FINAL (12 A 14 ANOS) – 12 a 20 de julho – Campo Mourão

FASE FINAL (15 A 17 ANOS) – 2 a 10 de agosto – Pato Branco

Deixe seu comentário
Compartilhe
error: Conteúdo protegido!!