27/05/2024

Sertanopolis News

Nada além da verdade!

Operação Hansei: Receita Federal e Polícia Federal deflagram operação contra o contrabando de cigarros de origem paraguaia

1 min de leitura

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira, 20/03, a Operação Hansei, que tem por objetivo desarticular grupo criminoso especializado no contrabando, no transporte e na distribuição de cigarros paraguaios.

De acordo com as investigações, a partir da análise do material apreendido de uma outra investigação, também de combate ao contrabando de cigarros, denominada “TEÇÁ”, foi possível identificar outros atores de grande relevância, responsáveis pela distribuição de cigarros contrabandeados para diversos estados brasileiros.

Apurou-se que o líder, agora identificado, mantinha relação com os contrabandistas do Cone Sul do Mato Grosso do Sul desde o ano de 2013 e seria o responsável por “acertos” com policiais nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

As apurações fiscal e bancária permitiram constatar que foram criadas pessoas jurídicas para dissimular movimentações financeiras incompatíveis com o faturamento das empresas e com os rendimentos auferidos pelas pessoas investigadas. Para evitar o rastreio de transações bancárias, o grupo realizava diversas operações em espécie e em nome de laranjas.

Estão sendo cumpridos 5 Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Maringá/PR, Umuarama/PR, Londrina/PR, Barueri/SP e Sorocaba/SP. Participam da operação 10 Auditores-Fiscais e 1 Analista Tributário da Receita Federal e 22 Policiais Federais.

Entenda o caso:

 

operação hansei.png
Operação Hansei
Deixe seu comentário
Compartilhe
error: Conteúdo protegido!!