27/05/2024

Sertanopolis News

Nada além da verdade!

Hemonúcleo de Apucarana percorre municípios e doações de sangue crescem 20%

3 min de leitura

Uma equipe de profissionais de saúde do Hemonúcleo de Apucarana, unidade prestadora de serviços da Secretaria estadual da Saúde (Sesa), realiza todas as terças-feiras a chamada coleta de sangue externa. Ou seja, os profissionais vão a municípios abrangidos pelas Regionais de Saúde de Apucarana (16ª RS) e de Ivaiporã (22ª RS) para coletar sangue. A ação impacta nos estoques, aumentando em 20% o número de bolsas captadas.

Nesta terça-feira (7), a coleta ocorreu em Ivaiporã, no câmpus da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec), recebendo os 60 voluntários agendados previamente para a doação. Foram realizados todos os procedimentos padrão, desde o cadastramento, triagem clínica, coleta e lanche pós-doação.

Essa modalidade de coleta é feita durante todo o ano e conta com a parceria dos municípios, sociedade civil, estabelecimentos de ensino e cooperativas de cada região percorrida. O trabalho iniciou em 2021, com o atendimento pelo Hemonúcleo em Jandaia do Sul. A seguir, passou a atender os municípios de Arapongas, Mauá da Serra, Faxinal, Cruzmaltina, Borrazópolis, São João do Ivaí, Jardim Alegre, Apucarana e Arapongas.

“Doar faz parte do perfil do paranaense. E quando falamos de sangue, esse ato resulta em vidas salvas”, diz o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “O trabalho dos hemonúcleos garante o atendimento aos pacientes de vários hospitais. O trabalho regionalizado, de ajuda mútua e parceria, é essencial para os serviços de saúde do Paraná”.

A equipe do Hemonúcleo de Apucarana, composta por dez pessoas, entre elas assistente social, enfermeira, técnicos de enfermagem, administrativo e motorista, se junta a outras equipes municipais e locais, que auxiliam nesta ação. Somente com as coletas externas, são contabilizadas, em média, 200 bolsas por mês.

Essas bolsas de sangue se somam ao estoque do Hemonúcleo de Apucarana, que recebe cerca de 700 bolsas de sangue mensalmente, distribuídas para o Hospital Norte Paranaense (Honpar) e Santa Casa, em Arapongas; Hospital da Providência, Instituto do Rim e Unidade de Pronto Atendimento, em Apucarana; Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul, e Hospital Juarez Barreto, em Faxinal.

“Destacamos a parceria de todos os municípios e instituições envolvidas com a doação de sangue, tanto nas coletas dentro da unidade, quanto nas coletas externas. Juntos salvamos muitas vidas”, afirma a chefe do Hemonúcleo de Apucarana, Juliana Gab Petchak Luciano.

PRÓXIMA COLETA EXTERNA  Na semana que vem a coleta será em Arapongas, na Faculdade Anhanguera, em parceria com o Honpar. Os doadores que quiserem participar podem fazer o agendamento pelos telefones do Hemonúcleo de Apucarana, (43) 3420-4200 ou (43) 3420-4213, ou diretamente na Secretaria Municipal de Saúde

UNIDADES – O Hemonúcleo de Apucarana é um dos nove existentes em todo o Estado. Ele faz parte do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), uma das unidades da Sesa responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. No Paraná, existem mais de 20 pontos disponíveis para a doação de sangue. Para agendamentos e mais informações, acesse AQUI.

Informações/AEN

Deixe seu comentário
Compartilhe
error: Conteúdo protegido!!