27/05/2024

Sertanopolis News

Nada além da verdade!

Ceratoconjuntivite seca prejudica a saúde ocular dos pets

2 min de leitura

As enfermidades oculares são muito comuns nos pets e influenciam sua qualidade de vida. Entre elas, temos a ceratoconjuntivite seca, mais conhecida como “olho seco”, que afeta principalmente os cães.” Trata-se de uma desordem que resulta na diminuição da quantidade ou na qualidade da lágrima. A falta da quantidade adequada de lágrimas pode causar sensação constante de secura nos olhos, gerando desconforto e irritação, prejudicando o bem-estar dos animais”, explica a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec do Brasil.

De acordo com Stefanie, os sintomas são decorrentes do incômodo causado pela inflamação dos olhos, como coceira, olhos avermelhados, secreção ocular, dor, piscar excessivo e em casos mais crônicos a pigmentação da córnea com manchas escuras, entre outras alterações decorrentes da infecção.

Stefanie Poblete ressalta que “a falta de lubrificação adequada também pode aumentar o risco de úlceras de córnea, que podem ser dolorosas e, se não tratadas, resultam em complicações mais graves”. É importante destacar que algumas raças possuem predisposição aos quadros de ceratoconjuntivite seca como: Cocker Spaniel, Lhasa Apso, Shih tzu, Yorkshire Terrier, Pug e Buldogue Inglês.

Caso o tutor perceba qualquer um desses sinais, é importante consultar um veterinário. “Vale lembrar que cada animal é único, e as necessidades de cuidados oculares podem variar. Portanto, é sempre aconselhável discutir a saúde ocular do seu pet com um especialista para obter orientações corretas sobre o diagnóstico e tratamento adequados”, finaliza.

Para auxiliar os tutores, a Syntec do Brasil disponibiliza Tobrasyn®, colírio veterinário antibiótico à base de Sulfato de Tobramicina na concentração de 0,3%, indicado para o tratamento de infecções oculares em cães e gatos, causadas por micro-organismos sensíveis à Tobramicina.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 20 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br

Mariana Tabatiano
Deixe seu comentário
Compartilhe
error: Conteúdo protegido!!