27/05/2024

Sertanopolis News

Nada além da verdade!

Carnaval de Londrina reúne milhares de foliões em festas ao ar livre, vilas e clubes

4 min de leitura

O Carnaval de Londrina 2024 reuniu milhares de foliões em festas ao ar livre, clubes e vilas, que aconteceram em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural. Crianças, jovens e idosos se uniram através da alegria do samba e das tradicionais marchinhas de Carnaval, na maior festa popular do país, que arrasta milhões de pessoas para as ruas brasileiras. De acordo com a estimativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), cerca de 20 mil pessoas participaram das atividades públicas em Londrina.

Carnaval Samba no Ayé foi realizado na Vila Cultural Canto do MARL. Foto: Emerson Dias / NCom

O público pôde aproveitar atividades de Carnaval de rua, entre outras festas gratuitas, patrocinadas pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina, além de festas particulares em clubes e outros locais, com apoio do Município. O valor investido em 2024, pelo Promic, foi de R$ 192.950,00.

Para o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, o Carnaval de Londrina deste ano foi um elogio à diversidade das manifestações. “Nós vimos muita gente feliz, brincando e participando. Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, tivemos um tremendo Carnaval na cidade, democrático, participativo e marcado pela diversidade. Agora, vamos começar a nos preparar para o Carnaval do próximo ano e, em março, lançaremos o Promic já com o edital de Carnaval. Dessa forma, creio que poderemos ampliar os investimentos, além de encontrarmos um norte para o Carnaval de 2025”, enfatizou.

Explode Coração em apresentação no Conjunto Cafezal. Foto: Emerson Dias / NCom

Com relação à esperada festa do Bloco Bafo Quente, que precisou ser adiada, o secretário informou que o espetáculo acontecerá em breve, provavelmente em março. “O Bloco Bafo Quente está para anunciar o local onde vai realizar seu grande show de Carnaval, para atender seus milhares de fãs”, disse.

Uma das principais novidades deste ano foi a retomada dos desfiles da tradicional escola de samba Explode Coração, por meio do projeto Londrina Pede Samba 2024, patrocinado pelo Promic. Segundo o presidente da escola, José Ivo Justino Júnior, a estimativa é que cerca de 4 mil pessoas tenham prestigiado os quatro desfiles, que aconteceram nas regiões leste, oeste, sul e norte. “O nosso balanço é muito positivo, e houve uma receptividade muito boa do público, que foi muito diverso. Recebemos muitas crianças, as quais brincaram muito, além de jovens e também idosos. Esperamos que este Carnaval seja um marco da retomada das escolas de samba em Londrina, que já foram referência no norte do Paraná”, afirmou.

Escola de Circo organizou oficinas de percussão. Foto: Emerson Dias / NCom

Júnior contou que a escola já planeja o Carnaval de 2025, almejando receber ainda mais pessoas. “Na próxima semana, vamos fazer uma reunião para organizar as ações que acontecerão durante o ano, culminando com o Carnaval do ano que vem, que queremos que aumente em proporção. Londrina tem público para isso e a escola está firme neste propósito de retomar e fortalecer os desfiles”, ressaltou.

Projeto Blokete movimentou a Vila Brasil. Foto: Danilo Lagoeiro / Secretaria de Cultura

O bloco de Carnaval independente, formado pelos grupos Blokete e Rua Eklétika, também garantiu a folia do Carnaval de rua em Londrina. A festa aconteceu na praça da Rua Argentina, 693, Vila Larsen, e recebeu cerca de 4 mil pessoas. O projeto contou com apoio da SMC, que ofereceu banheiros químicos e autorizações, assim como outros órgãos municipais, e recebeu o patrocínio dos coletivos aliados e demais pessoas que apoiaram os artistas.

Com edições realizadas desde 2022, essa foi a primeira vez que a festa foi levada, nesse formato, para a rua e de forma gratuita. Participaram os artistas MC Kachorrona, DJ Dani Black, DJ Nick, DJ Alyx e DJ Maria Maria, que animaram o público ao som de ritmos populares e periféricos brasileiros, que compõem a identidade do Carnaval, como axé, samba, pagode e funk.

No Carnaval Rural no Distrito São Luiz teve até aula de zumba. Foto: Dani Fernandes / PML

Outra grande novidade de 2024 foi a realização do 1º Carnaval Rural do Distrito de São Luiz, por meio da subprefeitura do distrito de São Luiz. O evento foi realizado no sábado (10) e domingo (11) de Carnaval, recebendo cerca de 5 mil pessoas. Entre as diversas atrações, destacaram-se os shows de Álvaro Souza, Henrique Ribeiro e Allan Oliveira, além do aulão de zumba que animou os foliões. “O evento foi um sucesso para todas as idades, recebendo famílias, crianças, adolescentes, jovens e idosos”, destacou a organizadora do evento e coordenadora do distrito, Leide Alves de Oliveira Dutra.

A cidade de Londrina contou, ainda, com o Carnaval na Vila do Circo, promovido pela Associação Londrinense de Circo (ALC), no espaço da Vila do Circo, na região norte. O evento foi um sucesso e incluiu uma oficina de percussão com instrumentos tradicionais das escolas de samba, voltada a todas as idades. Além disso, os clubes particulares da cidade realizaram festas, batucadas e matinês, divertindo o público de todas as idades.

Prefeitura de Londrina

Deixe seu comentário
Compartilhe
error: Conteúdo protegido!!