Carnaval de Londrina reúne milhares de foliões em festas ao ar livre, vilas e clubes
O Carnaval de Londrina 2024 reuniu milhares de foliões em festas ao ar livre, clubes e vilas, que aconteceram em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural. Crianças, jovens e idosos se uniram através da alegria do samba e das tradicionais marchinhas de Carnaval, na maior festa popular do país, que arrasta milhões de pessoas para as ruas brasileiras. De acordo com a estimativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), cerca de 20 mil pessoas participaram das atividades públicas em Londrina.
O público pôde aproveitar atividades de Carnaval de rua, entre outras festas gratuitas, patrocinadas pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina, além de festas particulares em clubes e outros locais, com apoio do Município. O valor investido em 2024, pelo Promic, foi de R$ 192.950,00.
Para o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, o Carnaval de Londrina deste ano foi um elogio à diversidade das manifestações. “Nós vimos muita gente feliz, brincando e participando. Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, tivemos um tremendo Carnaval na cidade, democrático, participativo e marcado pela diversidade. Agora, vamos começar a nos preparar para o Carnaval do próximo ano e, em março, lançaremos o Promic já com o edital de Carnaval. Dessa forma, creio que poderemos ampliar os investimentos, além de encontrarmos um norte para o Carnaval de 2025”, enfatizou.
Com relação à esperada festa do Bloco Bafo Quente, que precisou ser adiada, o secretário informou que o espetáculo acontecerá em breve, provavelmente em março. “O Bloco Bafo Quente está para anunciar o local onde vai realizar seu grande show de Carnaval, para atender seus milhares de fãs”, disse.
Uma das principais novidades deste ano foi a retomada dos desfiles da tradicional escola de samba Explode Coração, por meio do projeto Londrina Pede Samba 2024, patrocinado pelo Promic. Segundo o presidente da escola, José Ivo Justino Júnior, a estimativa é que cerca de 4 mil pessoas tenham prestigiado os quatro desfiles, que aconteceram nas regiões leste, oeste, sul e norte. “O nosso balanço é muito positivo, e houve uma receptividade muito boa do público, que foi muito diverso. Recebemos muitas crianças, as quais brincaram muito, além de jovens e também idosos. Esperamos que este Carnaval seja um marco da retomada das escolas de samba em Londrina, que já foram referência no norte do Paraná”, afirmou.
Júnior contou que a escola já planeja o Carnaval de 2025, almejando receber ainda mais pessoas. “Na próxima semana, vamos fazer uma reunião para organizar as ações que acontecerão durante o ano, culminando com o Carnaval do ano que vem, que queremos que aumente em proporção. Londrina tem público para isso e a escola está firme neste propósito de retomar e fortalecer os desfiles”, ressaltou.
O bloco de Carnaval independente, formado pelos grupos Blokete e Rua Eklétika, também garantiu a folia do Carnaval de rua em Londrina. A festa aconteceu na praça da Rua Argentina, 693, Vila Larsen, e recebeu cerca de 4 mil pessoas. O projeto contou com apoio da SMC, que ofereceu banheiros químicos e autorizações, assim como outros órgãos municipais, e recebeu o patrocínio dos coletivos aliados e demais pessoas que apoiaram os artistas.
Com edições realizadas desde 2022, essa foi a primeira vez que a festa foi levada, nesse formato, para a rua e de forma gratuita. Participaram os artistas MC Kachorrona, DJ Dani Black, DJ Nick, DJ Alyx e DJ Maria Maria, que animaram o público ao som de ritmos populares e periféricos brasileiros, que compõem a identidade do Carnaval, como axé, samba, pagode e funk.
Outra grande novidade de 2024 foi a realização do 1º Carnaval Rural do Distrito de São Luiz, por meio da subprefeitura do distrito de São Luiz. O evento foi realizado no sábado (10) e domingo (11) de Carnaval, recebendo cerca de 5 mil pessoas. Entre as diversas atrações, destacaram-se os shows de Álvaro Souza, Henrique Ribeiro e Allan Oliveira, além do aulão de zumba que animou os foliões. “O evento foi um sucesso para todas as idades, recebendo famílias, crianças, adolescentes, jovens e idosos”, destacou a organizadora do evento e coordenadora do distrito, Leide Alves de Oliveira Dutra.
A cidade de Londrina contou, ainda, com o Carnaval na Vila do Circo, promovido pela Associação Londrinense de Circo (ALC), no espaço da Vila do Circo, na região norte. O evento foi um sucesso e incluiu uma oficina de percussão com instrumentos tradicionais das escolas de samba, voltada a todas as idades. Além disso, os clubes particulares da cidade realizaram festas, batucadas e matinês, divertindo o público de todas as idades.
Prefeitura de Londrina