Grita Circula chega a Sertanópolis com teatro e oficinas artísticas

A cidade de Sertanópolis recebe nesta sexta-feira (3 de outubro) o Projeto Grita Circula, iniciativa da Grita Cia de Palhaças, de Londrina, que leva espetáculos e oficinas para dez cidades da região. A programação inclui espetáculos, além de atividades formativas voltadas para crianças e mulheres.
A programação começa às 14h com a contação “Histórias sem pé nem cabeça, mas com coração”, evento dirigido para alunos da escolas públicas que será realizada no CCPP – Centro Educacional Prof. Michelyne Fernandes (R. Sete de Setembro, 120, Jardim Santa Monica).
Nesta apresentação, a palhaça Adelaide (Juliana Galante) promete divertir a criançada com três histórias que falam sobre a importância da liberdade, do respeito às diferenças, do amor-próprio e da empatia. O espetáculo narra o nascimento da chuva, do sol e do arco-íris, de forma leve e sensível, dentro do universo de cada pessoa.
Às 16h30, serão realizadas duas oficinas, gratuitas: “Palhaçaria na infância – brincando de rir com o outro”, e a vivência “Sensibilização do Riso”, destinada às mulheres com mais de 16 anos, na Igreja Batista Filadelfia (R. Minas Gerais, 60).
As palhaças da Grita retornam a Sertanópolis no dia 9 com o espetáculo “As Multidançarinas” na Praça da Bíblia.
Projeto Grita Circula
Essas apresentações fazem parte do Grita Circula, projeto que contempla ações em dez cidades paranaenses: Tamarana, Marilândia do Sul, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Sertanópolis, Ibiporã, Assaí e São Jerônimo da Serra. O Projeto Grita Circula foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Grita Cia. de Palhaças
Formada pelas atrizes Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari, a Grita Cia de Palhaças nasceu a partir de pesquisas em palhaçaria feita por mulheres. O trabalho sugere reflexões feministas e políticas de forma subjetiva e lúdica que abordam o especismo, a liberdade, o enfrentamento ao patriarcado, o cuidado com a saúde mental infanto-juvenil e o empoderamento feminino.
Agenda do Projeto Grita Circula em Sertanópolis
Sexta-feira (3 de outubro)
Espetáculo “Histórias sem pé nem cabeça, mas com coração”
Horário: 14h
Onde: CCPP – Centro Educacional Prof. Michelyne Fernandes (R. Sete de Setembro, 120, Jardim Santa Monica)
Oficinas:
– “Palhaçaria na infância – brincando de rir com o outro”
Horário: das 16h30 às 18h30
Onde: Igreja Batista Filadelfia (R. Minas Gerais, 60)
Ingresso: gratuito
– “Sensibilização do Riso”
Horário: das 16h30 às 18h30
Onde: Igreja Batista Filadelfia (R. Minas Gerais, 60)
Ingresso: gratuito
Quinta-feira (9 de outubro)
Espetáculo “As Multidançarinas”
Horário: 18h
Onde: Praça da Bíblia na R. Antônio Joaquim Reis, 191, Sertanópolis
Informações/ Emilia Miyazaki