12/03/2025

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Secretaria da Educação qualifica formadores que vão orientar docentes em estágio probatório

Foto: Lucas Fermin/SEED

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O seminário tem como finalidade fornecer subsídios teóricos e práticos aos professores formadores, visando a condução dos encontros formativos e a avaliação das práticas pedagógicas dos profissionais em estágio probatório.

A Secretaria da Educação do Paraná promove entre os dias 11 e 13 de março o 1° Seminário Formadores-Estágio Probatório de 2025, voltado para os profissionais da educação responsáveis pelo acompanhamento e orientação dos professores ingressantes na rede estadual de ensino.

O seminário tem como finalidade fornecer subsídios teóricos e práticos aos professores formadores, visando a condução dos encontros formativos e a avaliação das práticas pedagógicas dos profissionais em estágio probatório. Participam do encontro 374 professores formadores e 64 tutores dos Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Esta já é a terceira edição do seminário, com foco na capacitação para o Estágio Probatório, realizado pela Seed-PR desde o início do programa, em 2024.

“Capacitar os novos docentes é essencial para garantir a qualidade do ensino e a adaptação eficaz às diretrizes pedagógicas da rede estadual. Professores ingressantes enfrentam desafios como planejamento de aulas, gestão de sala de aula e aplicação de metodologias ativas, e o acompanhamento de formadores experientes contribui para que esse processo seja mais estruturado e eficiente”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.

O seminário contará com quatro oficinas, distribuídas entre os três dias de evento, que tratarão de temas como formação entre pares, desenvolvimento profissional, entre outros.

 

PROGRAMA – O objetivo da iniciativa é dar suporte para que os professores ingressantes tenham suas práticas pedagógicas aprimoradas e possam se desenvolver dentro das atribuições do respectivo cargo. Hoje são 3.128 professores da rede de ensino em estágio probatório e, desses, quase 50% são profissionais que nunca trabalharam na rede estadual, nem como servidores, nem como PSS.

Assim, a formação com o auxílio de professores mais experientes permite que eles se familiarizem com as demandas, a forma de trabalho e os recursos com que a rede trabalha.

“Essa troca de saberes entre pares é fundamental quando envolve alguém que está há mais tempo na rede e aqueles que estão chegando. Acho que conseguimos aprender muito nesse processo”, avalia a professora-formadora Suellen Rentz.

O programa tem duração de 36 meses, acompanhando os novos ingressantes desde a posse até o final do período de estágio probatório, quando passam, então, por uma avaliação formativa.

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