PMPR lança Operação Diakopi II em Apucarana para reforçar segurança em diversas regiões do Paraná

Foto: Cb. Adam Padilha/CCOMSOC
Na tarde desta quarta-feira (21), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Comando de Missões Especiais (CME), lançou oficialmente, na cidade de Apucarana, a Operação Diakopi II, com foco na intensificação do combate à criminalidade nas regiões do Norte, Norte Pioneiro e Campos Gerais do estado.
Estiveram no lançamento o secretário de Estado da Segurança Pública (SESP), coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o comandante de Missões Especiais (CME), coronel Paulo Renato Aparecido Siloto; o comandante do 2º CRPM, coronel Jeferson Agenor Busnello; e o comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar (3º CRPM), coronel José Renato Mildemberger Júnior.
A palavra “Diakopi”, de origem grega, significa “interromper” e foi escolhida para batizar a operação justamente por refletir seu principal objetivo: identificar e interromper ações criminosas, com base em análises estatísticas e de inteligência, desarticulando organizações criminosas e identificando indivíduos envolvidos com atividades ilícitas na região.
A operação é fruto da integração entre a PMPR e as forças de segurança pública do estado, bem como do emprego estratégico de análise de dados, priorizando áreas com maior incidência de crimes. As ações buscam reforçar a presença policial e aumentar a sensação de segurança da população, por meio de patrulhamentos, bloqueios táticos e abordagens.
O comandante do CME ressaltou o objetivo da ação integrada e coordenada pela PMPR: “Que as ações aqui desenvolvidas possam trazer frutos para toda a sociedade dessa região, bem como as ações que estão sendo realizadas em conjunto com a região de fronteira. O Comando de Missões Especiais tem por objetivo apoiar as unidades locais e promover ainda mais segurança para a sociedade”, afirmou o coronel Paulo Renato Aparecido Siloto.
A PMPR destaca que a Diakopi II é mais uma demonstração do compromisso institucional com a segurança dos paranaenses, investindo em ações preventivas, repressivas e coordenadas no enfrentamento à criminalidade.
Presenças – Além das autoridades já mencionadas, também prestigiaram a solenidade o prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota; o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) no Paraná, deputado Paulo Rogério do Carmo; o delegado-chefe da 17ª SDP/PCPR, Marcus Felipe da Rocha; representando a Polícia Penal do Paraná, Sidnei de Souza Geraldino; representando o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, perito criminal Ivo da Silva Pozzani; o secretário de Segurança do município de Apucarana, major veterano Vilson Laurentino da Silva, dentre outras autoridades.
Centro de Comunicação Social da PMPR.