Fortalecendo Vozes: Palestra do CRAS sobre Violência contra a Mulher no Agosto Lilás
Ontem, segunda-feira (19/08) o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, promoveu uma palestra em alusão ao Agosto Lilás – Mês De Conscientização Pelo Fim Da Violência Contra As Mulheres.
O evento ocorreu no anfiteatro do Centro de Convivência da Missão Filadélfia e contou com a participação de mulheres acompanhadas pelo CRAS e também servidoras da Assistência Social. A palestra foi conduzida pela psicóloga Rosiane Conrado que dentre outros temas, abordou os tipos de violência contra a mulher tipificados na Lei Maria da Penha, sendo elas: a violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual e suas características.
Também levou as participantes a refletirem o porquê de muitas vítimas não deixarem os relacionamentos abusivos, sendo os fatores mais comuns a dependência financeira, dependência emocional, medo, ameaças, falta de apoio familiar. Foi também dialogado sobre o ciclo da violência doméstica e como a força e as formas da violência vão se intensificando ao longo do relacionamento, começando por ofensas verbais, podendo chegar até ao feminicídio.
Em conversa com algumas participantes, como a senhora Patrícia, ketlen e Juliana informaram que a iniciativa foi muito boa, elogiando o conteúdo apresentado. Elas aproveitaram a oportunidade e pediram melhorias como locomoção, saúde e projetos voltados a qualidade de vida.
A psicóloga apresentou os canais e serviços que podem ser acionados para que vítimas e/ou seus familiares realizem denúncias, sendo eles a delegacia, o disk 180 e também as políticas públicas que poderão estar atendendo e encaminhando a vítima para a rede de proteção (CRAS, Dep.de Assistência Social, UBS, Hospital, entre outros).
Por fim todas partilharam um coffee break e as técnicas continuaram a disposição para sanar dúvidas.