18/05/2024

Sertanopolis News

Nada além da verdade!

Colégios paranaenses aumentam adesão dos estudantes ao Enem com implementação do Programa Parceiro na Escola

4 min de leitura

O número de inscritos no Enem despencou nos últimos anos. Para efeitos de comparação, o exame registrou em 2016 a inscrição de 8,6 milhões de pessoas, já em 2021, o número foi 64% menor, com 3,1 milhões de estudantes apenas. Em 2023, houve uma ligeira melhora e o Enem registrou 3,9 milhões de concorrentes. Retomar esse crescimento e o interesse dos alunos pelo ensino superior é, hoje, um dos maiores desafios do Brasil e, consequentemente, dos colégios de todo o país.
Dois exemplos positivos de crescimento desse interesse são dos alunos do Colégio Anita Canet, em São José dos Pinhais (PR), e da Escola Aníbal Khury, em Curitiba, que fazem parte do Programa Parceiro na Escola, uma Parceria Público-Privada (PPP) lançada em janeiro de 2023 e firmada entre o governo do Estado do Paraná e as gestoras de escolas públicas Apogeu Gov e Tom Educação. A estimativa da gestão é que a adesão dos alunos aumentou aproximadamente 350% em cada escola. Além dessa melhora, 20 estudantes conquistaram uma vaga na universidade, considerando os dois colégios.
As escolas que fazem parte da PPP têm estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e estão localizadas em áreas de vulnerabilidade e risco social. Antes do início da parceria, o interesse dos alunos em prestar o Enem ou qualquer outra seleção para a graduação era quase nulo.
Para Cesar Cunha, CEO da Tom Educação, gestora na capital, esses dados reforçam o sucesso do primeiro ano da gestão: “fortalecemos a relação entre gestores e toda a comunidade escolar, incluindo pais, alunos, profissionais da educação e funcionários. O nosso propósito é desenvolver esse comprometimento para que todos estudantes possam construir e alcançar sonhos; e, sem dúvida, a inserção no ensino técnico e superior faz parte deste caminho”.
Nas duas escolas, a gestão foi a responsável pelos setores administrativo, financeiro e estrutural e também apoiou o pedagógico com a contratação de professores, tutores e o investimento em treinamentos para os funcionários que já faziam parte do quadro. Além disso, promoveu a melhoria do ambiente escolar, por meio de reformas nas salas de aula, espaços de esportes, banheiros e paisagismo; entregou novos uniformes e promoveu uma alimentação de qualidade com o acompanhamento de um profissional nutricionista.
Lealdade com os estudantes

Isaac Carvalho, CEO da Apogeu Gov, gestora no Colégio Anita Canet, conta que “além dos fatores estruturais, investimos em experiências para os alunos, que foram convidados a visitar diferentes espaços da cidade, expandindo seu repertório cultural e incitando a busca por um projeto de vida diferente. Todos têm apoio para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, algo tão importante principalmente para os adolescentes que vivenciaram a pandemia longe das salas de aula”.

O mesmo aconteceu na Escola Aníbal Khury. Segundo Cesar, os números são reflexo de um trabalho que integra toda a comunidade escolar em prol do mesmo resultado: o desenvolvimento dos estudantes. “Este é o nosso propósito, ser leais com os estudantes para que eles alcancem seus projetos de vida, com consciência de seu papel social, com mentalidade de crescimento, preparados para os desafios do vestibular, protagonistas de suas próprias vidas e com a consciência que contribuirão para um mundo melhor e mais justo”.
Sobre a Tom Educação

Fundada em 2023 exclusivamente para gestão de escolas públicas, a Tom Educação surgiu da necessidade de transformação da educação básica do Brasil. A TOM faz parte do Grupo Insígnia/Rede Decisão, fundado em 1984, trilhando um sólido caminho de excelência educacional e cuidado com os alunos. Hoje conta com mais de 20 escolas e 12 mil alunos. Com um modelo pioneiro, a TOM já é referência em gestão de escolas públicas e implementou um método inovador no estado do Paraná, onde colhe resultados apenas um ano após o início da administração de uma unidade escolar. Para a Tom Educação, transformar o ensino público tem propósito coletivo e plural, sendo um processo que precisa unir pessoas diferentes, com visões diferentes, mas com o mesmo objetivo final: uma comunidade comprometida para que todos os estudantes possam construir e alcançar seus sonhos.
Sobre a Apogeu Gov

APG Gov é o braço de gestão de escolas públicas da Rede de Ensino APOGEU, fundada no ano 2000 por três jovens empreendedores e ex-alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Ao longo do tempo, a instituição vem realizando, com êxito, o seu propósito. Soma mais de 4.600 aprovações históricas em universidades públicas de todo o país, 274 aprovados no curso de Medicina e mais de 2.273 aprovados nos principais concursos militares do Brasil, como ITA, IME, EPCAR, EsPCEx, AFA, Escola Naval e Colégio Naval. Atualmente a rede atende mais de 5.000 alunos em Juiz de Fora e outros municípios do interior de Minas Gerais.

CDI Comunicação

Deixe seu comentário
Compartilhe
error: Conteúdo protegido!!