Carnaval 2025 impulsiona e-commerce e turismo: comércio brasileiro estima mais de R$ 12 bilhões em receita

Créditos: Arquivo MTur
Varejo online cresce com estratégias digitais, enquanto turismo e entretenimento lideram movimentação financeira
O Carnaval de 2025 promete ser um dos mais movimentados para o comércio brasileiro, com uma expectativa de receita de R$ 12,03 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse crescimento de 2,1% em relação ao ano passado, reflete o impacto do turismo e das vendas online, que se consolidam como uma vertente essencial para o período.
Já o e-commerce tem desempenhado um papel estratégico, aproveitando a alta demanda por fantasias, acessórios, pacotes de viagem e experiências exclusivas. Para isso, as empresas apostam em promoções, descontos, cashback e programas de benefícios para atrair consumidores, em meio à concorrência crescente no comércio eletrônico.
Turismo e consumo digital aquecem as vendas
Diversos setores devem ser beneficiados pelo evento, que ocorrerá nos primeiros dias de março. Conforme os dados da CNC, 83% de toda a receita gerada entre fevereiro e o início de março será proporcionada pelo turismo. Além disso, o setor de bares e restaurantes deve liderar os gastos, com uma estimativa de movimentar R$ 5,4 bilhões. Em seguida, está o segmento de transporte de passageiros (R$ 3,31 bilhões) e a hospedagem (R$ 1,28 bilhão). Para Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, o Carnaval representa uma grande oportunidade para o varejo online e a experiência do consumidor.
“O turismo de Carnaval movimenta milhões em diferentes regiões do país. Nesse cenário, o e-commerce se torna um aliado estratégico, permitindo que consumidores encontrem pacotes, produtos e serviços com mais praticidade e conveniência”
E-commerce investe em engajamento e personalização
Com a crescente concorrência no varejo online, estratégias assertivas podem fazer a diferença no desempenho das marcas que vendem virtualmente durante o Carnaval. “O turismo de Carnaval é um nicho específico, e as empresas se preparam ao longo do ano para aproveitar da melhor forma”, reforça o especialista.
“No e-commerce, estratégias de mídia direcionadas podem impactar diretamente as decisões de compra dos consumidores. O retail media, por exemplo, permite segmentar anúncios aos clientes que buscam por passagens aéreas, hospedagens e outros produtos relacionados com a época. Além disso, programas de benefícios, como cashback e pontos podem ser diferenciais estratégicos para atrair e reter clientes”, destaca Eduardo.
Outra estratégia é investir em campanhas com criadores de conteúdo e influenciadores. Uma pesquisa da Statista e Hootsuite, realizada em 2023, constatou que mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra por influência de uma celebridade ou influenciador digital, uma taxa maior que em outros países, como os Estados Unidos, onde o índice foi de 17%.
Além disso, segundo estudo da Wake Creators, empresa que acompanha o movimento e preferência de influenciadores, apontou que 87% dos criadores de conteúdo para redes sociais, afirmaram que gostariam de fechar contratos de publicidade para trabalhar temas relacionados ao Carnaval. “Essas estratégias combinadas podem gerar um impacto positivo para as empresas, garantindo um retorno significativo sobre o investimento”, finaliza Eduardo.
Sobre a Tenerity
A Tenerity é uma multinacional americana com sede em Stamford, especializada em Customer Engagement, que vem aprimorando o valor das relações que as marcas têm com seus clientes há pelo menos 50 anos. Atualmente presente em 15 países, incluindo França, Espanha, Reino Unido, Brasil e outros. Especialista em aumento de retenção e geração de receita incremental, a Tenerity ajuda os seus clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo, com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes. Desde 2012 no Brasil, permite aos e-commerces rentabilizarem e melhorarem suas propostas de valor por meio da receita extra gerada através da monetização da página de confirmação com uma solução de Retail Media.