Polícia Militar Prende Suspeitos de Instalar Dispositivo “Chupa-Cabra” em Caixas Eletrônicos em Ibiporã
Na tarde de ontem, a Polícia Militar de Ibiporã foi acionada via COPOM pela Central de Monitoramento da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Santos Dumont. A denúncia relatava que um casal estava inserindo um dispositivo conhecido como “chupa-cabra” nos caixas eletrônicos da agência.
Os policiais abordaram um indivíduo com as características repassadas pela central. Após a confirmação por imagens de segurança, realizaram uma busca pessoal e encontraram o dispositivo “chupa-cabra” no bolso da calça do suspeito. Ao verificar vários caixas eletrônicos, a equipe constatou que a peça onde se insere o cartão estava solta, confirmando o uso do equipamento fraudulento. Além disso, foram encontrados um adesivo com números de 0800 similares aos da Caixa, um aviso de manutenção, uma tesoura pequena de ponta fina e dois cartões da Caixa em nome de terceiros. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi encaminhado à Polícia Federal para os procedimentos legais.
Investigações e Apreensão
Durante a confecção do boletim de ocorrência, a equipe recebeu informações de um policial do 31° BPM de Assis/SP. Ele informou que havia dois boletins de ocorrência com os mesmos envolvidos registrados em Ourinhos/SP, além de acionamentos em Cândido Mota/SP e Expedicionário/SP, repassados pela Central de Monitoramento da Caixa. Foi identificado um veículo HB20 envolvido nas mesmas situações. Em sequência, o serviço reservado do 18° BPM relatou que estava acompanhando o veículo na cidade de Cornélio Procópio/PR.
A segunda suspeita foi abordada em frente à agência do Santander, onde ela tentou dispensar um comprovante de depósito no valor de R$ 12.500,00. O Delegado solicitou que a suspeita e o veículo fossem encaminhados à Polícia Federal. Após uma busca minuciosa nos pertences do veículo, foram confirmadas as vestimentas utilizadas pela suspeita.
A operação foi um sucesso, destacando a importância da cooperação entre as forças de segurança para combater fraudes e garantir a segurança da comunidade.