PCPR prende duas pessoas em flagrante durante operação em combate a furtos de fios em Apucarana
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante duas pessoas, de 55 e 65 anos, pela prática do crime de receptação. As capturas aconteceram na sexta-feira (10) em Apucarana, na região Norte do Estado, durante uma operação em combate a furtos de fios mediante a desarticulação de diversas células criminosas responsáveis por receptar o material furtado.
Os alvos da operação foram identificados nas investigações como responsáveis pela receptação da maior parte dos fios furtados nos últimos meses na cidade de Apucarana. A ação aconteceu de forma simultânea em seis endereços. Foram expedidos sete mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva e seis de buscas e apreensão.
As investigações contaram com diversas diligências, inclusive análises telemáticas e financeiras. Desde o final de 2024, a PCPR analisou inúmeras transações financeiras de uma das principais suspeitas e identificou que ela transferiu quase R$ 100 mil em menos de um ano para ao menos dez pessoas contumazes na prática de furtos de fios.
De acordo com o delegado da PCPR Victor Hugo Torres Bento, as apurações revelaram que o envolvimento da investigada resultou em um negócio lucrativo baseado na comercialização de fios furtados.
“As investigações apontaram, ainda, a existência de uma tabela de preços para fios com e sem o seu revestimento plástico (“capa”). Pagava-se o dobro do valor se o cobre fosse extraído de seu revestimento plástico, o que normalmente os autores de furto faziam queimando as fiações”, explica.
Durante o cumprimento das buscas, foram apreendidos aproximadamente 176 quilos de fios de cobre, diversas armas de fogo e munições.
Após a captura, os investigados foram encaminhados ao sistema penitenciário.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com a segurança da população e destaca que segue realizando diligências para combater a criminalidade e prender criminosos envolvidos em furtos e outros delitos.
DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem no andamento das investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.