Operação Conjunta Combate Pesca Ilegal e Preserva Meio Ambiente nas Margens do Rio Tibagi
Após o recebimento de uma denúncia anônima informando que indivíduos estavam acampados nas margens do rio Tibagi, na localidade de Poço Bonito, praticando pesca ilegal e utilizando petrechos proibidos, equipes da ROTAM e Aquática se deslocaram até o local. Devido à dificuldade na abordagem dos indivíduos na região de mata, foi solicitado apoio da aeronave do BPMOA – PMPR, que auxiliou na operação.
Durante as diligências, o acampamento dos pescadores foi localizado. Três indivíduos fugiram ao avistar a equipe, enquanto um foi abordado no local. Embora nada de ilícito tenha sido encontrado na revista pessoal, foram localizados vários petrechos proibidos, materiais predatórios e 7,88 quilos de pescados. A construção do acampamento também envolveu a supressão de espécies florestais nativas em área de preservação permanente.
Diante das infrações ambientais, foi dada voz de prisão ao autor e lavrados nove autos de infração ambiental.
Resultados Obtidos:
- 03 autos de infração ambiental no valor total de R$ 14.280,00;
- 06 autos de infração ambiental no valor total de R$ 45.000,00;
- 06 tarrafas de diversas malhas;
- 18 redes de diversas malhas, totalizando 900 metros;
- 06 espinhéis;
- 02 veículos apreendidos (01 motocicleta e 01 automóvel);
- 01 barco de alumínio de 6 metros;
- 01 motor da marca Toyoma de 7 HP;
- 01 masculino preso.
A operação ressalta a importância da colaboração entre diferentes unidades de segurança para combater práticas ilegais e preservar o meio ambiente, destacando o comprometimento das autoridades com a proteção dos recursos naturais e o cumprimento das leis ambientais.