Em cerimônia extraordinária TRE Sertanópolis convoca a todos a realizar o cadastro biométrico

Na manhã desta segunda-feira (11/09) foi realizado a cerimônia extraordinária de abertura da Biometria, estavam presentes várias autoridades como a Excelentíssima Juíza Dra. Karina de Azevedo Malaguido, Promotor Dr. Conrado Porto Vieira Bortolucci, chefe de Cartório Eleitoral Sra. Carolina Botti de Souza Ferreira, Prefeito Tide Balzanelo juntamente com o Vice Prefeito Edson Filho, representante da OAB Dr. Ilvo Nei da Silva, Vereador Wagner do sindicato, Comandante da Polícia Militar Aspirante Tenente Conde, Sr. Márcio Calegari representando a ACES, secretário de Esportes Fabinho, Diretoras das Escolas e Funcionários do TRE dentre outros.

Foi frisado bem que todos devem realizar a biometria para que não tenham seu titulo de eleitor cancelado e fique impedido de tirar os principais documentos, fazer concursos, receber salários e aposentadorias dentre outros. A cerimônia foi disponibilizado torno de 13 funcionários com 8 guinches para que todos sejam atendidos com comodidade e agilidade onde foi disponibilizado um link eletrônico para ser agendado a sua biometria, e não deixem para última hora pois pode se formar filas ou até não conseguir realizar a biometria. O link está distribuído na imprensa e meios eletrônicos. O cadastro também pode ser agendado pelo telefone (43) 3232-2304. Ela informou aos professores e diretores de escolas presentes para que passem para os alunos para que eles passem para as famílias e amigos e a todos.

A Juíza informou que antigamente até a ultima eleição a habilitação do eleitor para ir em uma urna eleitoral era somente com a apresentação de documentos com fotos e com a fiscalização dos Delegados dos Partidos e isso dava margens em algumas fraudes. Agora o eleitor só poderá se dirigir até a urna eleitoral se tiver o cadastro biométrico apto.

A segunda função da biometria é garantir a ausência de duplicidade na expressão eleitoral, ela explica que isso é muito constante na justiça eleitoral, ou seja um só eleitor poderia voltar mais de uma vez. Outra função da biometria é garantir que a pessoa que está votando é aquela cuja a inscrição consta no titulo.

A terceira função da biometria é a que foi divulgada na mídia no ano de 2014, a necessidade de identificação unica no Brasil que vai CPF, Titulo Eleitoral e Identidade que vão constar em apenas um único documento e o executivo federal irá usar os dados da biometria eleitoral para a formação deste documento. Ela falou ainda que a finalização do processo do recadastramento da biometria extraordinária, quem não realizar este cadastramento terá o titulo cancelado e uma das consequências serão:

  • A pessoa não poderá se inscrever em concursos de provas de titulos
  • Não pode receber convênios, salários ou aposentadoria
  • Não pode obter passaporte ou carteira de identidade
  • Não pode se matricular ou rematricular em universidades públicas ou em universidades que a administração e fiscalização seja realizada por qualquer um dos governos
  • Não pode obter empréstimos em autarquias sociedade economia mista ou qualquer instituição financeira ou qualquer uns que o governo tenha participação
  • Não pode praticar qualquer ato que se exija quitação do serviço militar ou emposto de renda
  • Não pode obter qualquer documento nas repartições diplomáticas que estiver subordinadas

Ela informou que o recadastramento biométrico começou nesta segunda-feira (11) e no fim do prazo dia (27/10) que não fizer terá o titulo cancelado onde não irá poder praticar nenhum dos atos acima dentre outros que não foram citados.

Ela informou ainda, que as pessoas podem agendar o recadastramento biométrico por meio da internet para não ter problemas para enfrentar filas, no Sertanópolis News eles colocaram um link onde você pode clicar e agendar sua biometria, no site da Prefeitura você também poderá acessar o link, estamos criando uma rede no Facebook para que as pessoas tenham mais comodidade. Completou a Dra.

O Prefeito falou que a Prefeitura está a disposição, que o link se encontra na página da prefeitura e que todos estão empenhados nessa campanha, ele citou também que algumas empresas podem liberar seu funcionários no dia escolhido para fazer sua biometria e que ele já fez isso com a empresa dele.

O Tenente Conde informou que é muito importante para o Município que esse esforço seja feito. Nós pleiteamos aqui o nosso pelotão a condição de companhia e isso irá trazer muitos benefícios em relação a segurança pública, traremos mais efetivos mais viaturas que irá auxiliar inclusive no policiamento das cidades vizinhas, esse esforço é para que a comunidade se engaje e não percamos a zona eleitoral da cidade que é um ponto que quando se entra em discussão estratégica em nosso comando para escolha do Município que ira sediar uma companhia, isso irá entrar na discussão e um ponto a mais que o outro município isso influencia na escolha, estamos juntando forças para que todos venham fazer esse recadastramento biométrico e teremos mais um argumento para que aqui se estabeleça a sede da companhia, sem contar nosso dever como cidadão, o voto é um exercício de cidadania plena que devemos valorizar. Completou

O comerciante Sr. Márcio Calegari o qual é Vice Presidente da ACES também informou as autoridades presentes que a Associação Comercial  e Empresarial também se faz presente nesta campanha e que está a disposição para o que for necessário para a divulgação.

A Juíza finalizou informando que esteve em algumas reuniões com o executivo e legislativo tendo em vista que existe uma resolução do ministro do supremo tribunal federal Sr. Gilmar Mendes que podem extinguir zonas eleitorais em todo Brasil com baixos efetivos de eleitores existia um risco muito grande que a nossa zona eleitoral fosse extinta por isso , é importante que as pessoas façam o recadastramento, tendo em vista se existir um número menor que a legislação prevê nós ainda corremos o risco de perder nossa zona eleitoral e com a perda da zona eleitoral com certeza virão outras percas. Então a biometria não é somente importante para a zona eleitoral mas também para o Município. Finalizou a Juíza

 

Horário de atendimento de Segunda a Sexta-feira das 12:00 às 19:00 horas (exceto feriados).

Local: Fórum Eleitoral de Sertanópolis; Rua Minas Gerais, 802, Centro.

PARA CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO:

Levar titulo de eleitor, CPF, RG, comprovante de residência atual em nome do próprio eleitor ou de seus pais ou cônjuge ( sendo necessário o certidão de casamento)

Deixe uma resposta

Top