Agricultores familiares podem vender alimentos para a merenda das escolas municipais

Foto: FaustFoto/Freepik

A Prefeitura Municipal de Bela Vista do Paraíso publicou o Chamamento Público nº 002/2020. Esse procedimento vai credenciar agricultores familiares para fornecer gêneros alimentícios para atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O prazo para participar desse chamamento termina em 03 de agosto. A lista dos alimentos a serem fornecidos constam no edital, junto com o preço máximo a ser pago por eles.

Podem participar os agricultores familiares e/ou suas organizações econômicas que possuam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Esse documento pode ser feito no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Santa Margarida, ou no Sindicato Rural, em Bela Vista.

O agricultor familiar é aquele que pratica atividades rurais com mão de obra da própria família, em área de até quatro módulos fiscais, cuja renda familiar é oriunda desse trabalho.

Os interessados em participar do chamamento devem apresentar requerimento à Comissão Permanente de Licitação, conforme os modelos do edital, acompanhado de toda a documentação exigida.

O contrato a ser celebrado será assinado em cinco dias a partir da abertura, com validade de 12 meses. Nesse período, cada agricultor familiar pode fornecer até R$ 20 mil em alimentos.

PREVISÃO LEGAL

A compra de gêneros alimentícios dos agricultores familiares para a merenda escolar é determinada pela Lei 11.947/2009.

Do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para custear a merenda das escolas municipais, pelo menos 30% deve ser utilizado para comprar desses produtores.

Essa determinação busca permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos.

Comunicação Bela Vista do Paraíso

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Cem famílias de Lupionópolis realizam sonho da casa própria

qua jul 22 , 2020
Representantes do Governo do Estado, Governo Federal e da Prefeitura de Lupionópolis entregaram nesta terça-feira (21) as chaves de 100 novas casas populares a famílias do município, na região Norte do Paraná. A construção do Conjunto Habitacional Afonso Merissi recebeu um investimento de R$ 6,6 milhões em recursos do Fundo […]

Tags