Coordenadora de Endemias de Sertanópolis pede cuidado redobrado sobre o acumulo de...

Coordenadora de Endemias de Sertanópolis pede cuidado redobrado sobre o acumulo de lixo e água parada para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

0
41

Na ultima segunda-feira (11/09) conversamos com a Coordenadora de Endemias do Município de Sertanópolis Sra. Rosana B. Darcim, ela nos informou que o combate ao Aedes Aegypti é constante e não pode parar. Pois um dos grande problemas que atrai os mosquitos é a água parada, tanto nos lixos quanto em piscinas mal cuidadas nas residências.

Fizemos um levantamento de índice para termos um controle de como está a manifestação desse tipo de mosquito (Aedes Aegypti) no Município. Nós estamos em 1.1 para nós e o Ministério da saúde tem que estar em 1% que é o tolerável, então estamos dentro da margem.

Trabalhamos muito em cima de gráficos, e a previsão para o ano que vem é de epidemia no País, esta fonte veio da 17ª Regional de Saúde, tudo isso é devido ao descarte absurdo de lixos. Precisamos fazer um alerta, devido a falta  de limpeza em algumas piscinas, os Agentes localizaram larvas. Completou a Coordenadora

Ela pede cuidado redobrado para que evitem o acumulo de lixos e água parada, pois o mosquito Aedes Aegypti é o transmissor de três doenças; sendo Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus

O que é Dengue ?

Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus da dengue, transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti.

A doença pode se manifestar de duas formas:

  • Dengue Clássica:

Dengue se inicia de maneira súbita com febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem exantemas (manchas vermelhas no corpo). A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

 

o gráfico apresenta a relação entre os dias e a temperatura corpórea. Eritema (manchas avermelhadas na pele) típico : sintoma da Dengue Clássica

  • Dengue Hemorrágica

Dengue hemorrágica é uma forma grave de dengue, quando se tem a doença uma segunda vez. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Alguns doentes apresentam choque circulatório. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte.
Dengue hemorrágica necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente. O médico irá avaliar a condição do doente e indicar o tratamento correto.

O que é Chikungunya?

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Quais são os sintomas ?

 Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

O que é Zika Vírus ?

O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda

Quais são os sintomas ?

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.

Se identificar qualquer um dos sintomas citados acima procure a Unidade de Saúde mais próxima. NÃO tome medicamentos sem orientação médica!.

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA